22.8.09

Eternamente Iolanda Maria

Quando me deu aquela vontade enorme de voltar a criar peças e a criar minha própria história e marca a primeira coisa que me veio a mente foi que nome daria a esse projeto.
Não sei dar vida a nada se não dou um nome, como me referir ao projeto, ou como falar dele pras outras pessoas? Criar, dar vida a um projeto na minha opinião não acontece sem antes dar um nome a ele porque eu quero chamá-lo pelo nome, apresentá-lo pelo nome, criado o nome o projeto toma fôlego, suspira e está pronto para acontecer!
Então esse foi meu primeiro passo, a escolha do nome!
Não queria batizar como Josi, ou Josi Guimarães, fiquei imaginando (e sonhando) que futuramente uma amiga num papo fashion com outra amiga o diálogo aconteceria mais ou menos assim: "que blusa linda! qual a grife?" , "Josi Guimarães" !
Achei que não combinava, não tinha harmonia, era meio cafoninha, não gostei e ponto! rs
Aí a idéia que não saía da minha cabeça que parecia perfeita, justa, envolvente e sincera dentro de mim era homenagear minha Nona (e madrinha!) que através da costura sustentou minha Mãe e meus Tios e me ensinou a bordar, tricotar e a fazer roupinhas para as bonecas ... mas como?
Iolanda Maria Guimarães Gomes de Pinho... ui! Esse era o nome completo de Dona Iolanda, aliás pensei em Dona Iolanda, Landinha (apelido de família), Dona Ioio, Landa (apelido para os netos... Vó Landa), somente Iolanda, Iolanda Guimarães (muito grande!) até que parei em Iolanda Maria! Ufa!
O que Iolanda Maria não esperava é que sua neta mais velha, sua branquinha (rs) iria se aventurar nos talentos deixados por ela!
Todo mundo me pergunta quem é Iolanda Maria, Iolanda Maria minha gente foi uma pessoa forte como o próprio nome, que a vida poderia ter 'sido uma novela', mas vai virar história!

Eu e minha Nona, janeiro de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário